Atualmente, muitas pessoas passam várias horas em frente ao aparelho de televisão. Uma iluminação inadequada pode prejudicar a visão através do esforço desnecessário causado pela iluminação errada. Alguns conselhos para que seu entretenimento seja saudável:
1. Verifique se não há nenhuma luz refletida na tela;
2. Mantenha o ambiente suavemente iluminado, De preferência a parede de trás ou em volta do aparelho.
3. Mantenha uma distância mínima de 1,5 m da tela do televisor.
Coberturas Translúcidas
Tirar proveito da iluminação natural é uma boa e econômica alternativa. Um projeto bem feito é imprescindível para que esta iniciativa não transforme o ambiente em uma verdadeira estufa. É importante a presença do sol na casa e as coberturas de vidro ou policarbonato, estrategicamente posicionadas, melhoram a luminosidade e fazem com que espaços pequenos nos pareçam mais amplos. Mas é preciso saber dimensionar e orientar bem as aberturas para não se ter um retorno contrário do desejado.
Fazer tetos translúcidos ou transparentes é indicado para regiões frias, mas não podemos esquecer de garantir uma boa circulação de ar. Para proteger estas aberturas do sol no verão, uma boa saída é plantar árvores do tipo caducas, que no verão proporcionam uma sombra ótima e no inverno perdem suas folhas deixando o sol entrar na casa.
Quanto aos materiais, temos algumas alternativas:
Vidro: é um material plano, rígido e pesado, que praticamente não risca.
O ideal é usar um vidro aramado ou laminado.
Policarbonato: é um material leve e resistente a impactos.
Pode ser curvado com facilidade o que permite construir estruturas mais delgadas e ousadas. Sua colocação em geral é feita sobre uma estrutura metálica onde é preso por cima. Como é um material que se expande mais que o vidro, deve ser prevista uma folga entre os painéis e os perfis da estrutura. As placas de policarbonato têm que ser acomodadas entre borrachas para deixar o plástico movimentar-se.