A iluminação em um ambiente, pode ser elaborada de forma direta, indireta ou ambas dependendo de sua utilização pelo Cliente:
Direta:
Focal – A iluminação é dirigida diretamente para o alvo a ser iluminado. Pode ser implementada com spots, trilhos, luminárias de chão, luminárias de mesa, abajures, entre outros. Lembre-se que quanto maior a distância entre a fonte e o objeto a ser iluminado, menor é a intensidade da iluminação e maior é a área atingida pelos raios de luz. O objetivo é criar ambientes com sombra e luz, evidenciando formas e objetos criando um local que aguce as sensações.
Difusa – A iluminação é gerada por equipamentos de iluminação de forma distribuída. Como não tem um foco dirigido, é uma luz de ambientação. Ilumina o ambiente como um todo.
Indireta: A iluminação indireta consiste basicamente na luz que incide em alguma superfície antes de ser refletida, para atingir, assim, o ponto a ser iluminado. Ou seja, a luz incide sobre o piso, a parede ou o teto e por “rebatimento” acaba iluminando a área. Essa técnica cria um efeito que, à medida que ilumina uniformemente, deixa tudo mais confortável, menos óbvio e nada invasivo. Por ser suave e difusa, essa luz permite maior controle de ofuscamento, portanto, é visualmente mais confortável.