Trocar uma lâmpada comum é um trabalho extremamente simples, porém sempre deve-se estar atento aos cuidados com segurança:
1. Desligar o fusível referente àquele cômodo, ou desligar o quadro de eletricidade geral, assim elimina-se qualquer possibilidade de choques elétricos;
2.a) Se a lâmpada já está queimada há algum tempo, portanto fria, basta desenroscá-la com suavidade no sentido anti-horário;
2.b) Se a lâmpada estiver em funcionamento por algum tempo ela estará quente. Deve-se, então, desligá-la e aguardar o resfriamento, para então desenroscá-la.
Existe casos em que a lâmpada emperra e apresenta dificuldades para desenroscá-la, a causa mais provável é ferrugem dentro da base. Caso isto aconteça, a solução indicada é envolvê-la com um pano e quebrar o vidro com um pequeno martelo. Lembre-se de proteger as mãos e olhos. Depois de retirados os cacos de vidro, com o auxílio de um alicate, desenrosque a parte metálica que sobrou da lâmpada. Caso isto ainda não resolva, é possível ainda torcer esta parte metálica, retirando-a aos pedações.
3. Recolocar uma lâmpada nova com a mesma capacidade ( watts ) ou mais adequada, enroscando no sentido horário até o final.
4. Ligar o quadro de luz e o interruptor.